sábado, 26 de novembro de 2011

"Sem mim nada podeis fazer"

"Sem mim nada podeis fazer". Eis uma frase gerada em Cristo e dita por sua própria boca. Frase tão conhecida, tão repetida que já nem sabemos mais o que significa. Perdemos , ao longo de nossa caminhada cristã, o teor das palavras do Mestre. Na verdade, a maioria de nós sequer conhecer a Cristo como Mestre. Não conhecemos esse relacionamento, por isso, aprendemos a não levar tão a sério cada detalhe daquilo o Mestre disse. As palavras Dele perderam seu valor para nós no meio de tanta teologia, de tantas explicações mirabolantes.

"Sem mim nada podeis fazer". Afinal, o que significam essas palavras? "Nada" se refere a tudo. Se não podemos fazer nada sem O Mestre, então precisamos nos indagar, afinal, sobre o que realmente estamos fazendo. O que é uma comunidade cristã (a qual chamamos de igreja) que funciona segundo grandes estratégias humanas? Em que estamos trabalhando se O Mestre não está conosco em nosso trabalho? Como estamos vivendo em família se não convidamos O Mestre para fazer parte dela? Não admira estarmos indo tão mal em todas estas coisas!

"Sem mim NADA podeis fazer". Se levarmos a sério cada uma dessas palavras, nos damos conta de tudo o que estamos fazendo se não estamos fazendo com Ele e por Ele então , no final das contas, todo nosso esforço se reduz a nada. Toda a fortuna, todo o trabalho, todos os projetos, todas as realizações, todos os sonhos pelos quais lutamos, tudo vale nada quando compreendemos que sem O Mestre não podemos fazer realmente nada. Parece complicado, no entanto, na verdade, é mais simples do que pensamos: Seja lá o que você for fazer, se você respira, se você acorda pela manhã e se levanta da cama, se você vai dormir a noite, então faça com Ele e por Ele, desta forma, até mesmo a coisa mais simples que poderíamos fazer teria um valor absurdo pelo simples fato de que O Mestre está conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário